quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Molotof c/ doce de ovos


Esta foi talvez das primeiras sobremesas que aprendi a fazer, também das mais demoradas a aprender. Não corria muito bem de início. Numa passagem forçada por problemas de saúde pelas Caldas da Rainha, conheci uma senhora, doceira, que me ensinou como fazer um molotof de forma a sair minimamente apresentável. Aprendi e, o que deveria parecer apresentável revelou-se uma autêntica delícia, apreciado por todos lá em casa.

Ingredientes:

12 Ovos; 250 gr açucar + 6 colheres de sopa; água q.b.

Preparação:

Unte uma forma com manteiga. Ligue o forno a 200º.
Separe as gemas das claras, reserve as gemas. Coloque 6 colheres de açucar numa frigideira e deixe derreter até formar um caramelo. Entretanto, bata as claras em castelo firme, quando estiverem prontas vá juntando o caramelo lentamente e sem parar de bater. Pare a batedeira e com uma colher ou com a mão, misture bem as claras com o caramelo já adicionado e coloque na forma previamente untada. Leve ao forno já quente por 6/7 min. Desligue, deixe ficar uns segundos, retire do forno e desenforme.

Leve ao lume as 250gr. açucar cobertas de água, deixe ferver até fazer ponto de fio. Bata bem as gemas, passe-as por um coador e assim que a calda estiver no ponto, junte-a ás gemas bem lentamente enquanto mexe envolvendo. Leve o preparado de novo ao lume sem parar de mexer até engrossar. Deixe arrefecer um pouco e deite por cima do molotof.

Sirva frio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário