sexta-feira, 29 de maio de 2009

O meu bolo de chocolate

Photobucket

Há muitos anos que faço este bolinho de chocolate. A receita foi tirada de um livro que tenho "Receitas passo a passo - CULINÁRIA DO BOM GOSTO". O recheio coloco porque sou gulosa, a cobertura porque fica muito mais bonito e delicioso também.
É uma receita óptima para bolos de aniversário de crianças e dá na perfeição para usar a cobertura de pasta de açucar ou outra decoração a gosto.
Esta receita foi a dobrar e deu dois bolinhos, este e outro que levei para uma vizinha gulosa e que é uma querida, e que há tempos me ajudou a resolver um "pepino", queria agradecer-lhe fazendo-lhe este agradinho e ficou um bolinho cá pra casa também.


Ingredientes:

Massa
200 gr. açucar; 75 gr. manteiga; 2 ovos; 75 ml água; ½ colher de chá baunilha; 140 gr. farinha trigo
45 gr. Chocolate em Pó; 1 colher chá de bicabornato sódio; ¼ colher chá de fermento em pó; ¼ colher chá sal

Preparação:

Pre-aqueça o forno a 190º.Unte uma forma redonda (c/ cerca de 23 cm).
Junte o açucar e a manteiga numa tigela grande, bata com a batedeira até ficar um creme leve e macio, adicione os ovos, a água e a baunilha, bata bem.
Junte a farinha, o chocolate em pó, o bicabornato e o sal numa tigela pequena, adicione o preparado da gordura e bata bem até ficar cremoso.
Leve ao forno por 25/ 30 min. ou até quando espetar o palito e este sair limpo. Deixe arrefecer durante 10 min.Passe uma faca ao redor da forma pra desprender. Deixe arrefecer completamente e desenforme. Corte o bolo ao meio para colocar o recheio. Volte a colocar e deite sobre ele a cobertura.

Recheio:

1 lata leite condensado; 4 colheres sopa de chocolate em pó; 1 colher sopa manteiga;

Preparação:Levar ao lume o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Mexer sempre até engrossar um pouco e levantar fervura. Retirar um pouco antes de fazer o ponto de brigadeiro. Recheie o seu bolo.

Cobertura:

200 Gr. chocolate em barra p/ culinária; 1 pacote natas.

Preparação:
Levar ao lume as natas e o chocolate partido em bocados, mexendo sempre para envolver os dois. Cobrir todo o bolo e servir frio.

Este bolinho também fica delicioso se lhe juntar um bola de gelado do seu gosto preferido.

9 comentários:

  1. Hummmm. Eu é que ando enjoada do bolo de chocolate senão fazia-o já hoje. É que o meu filhote fez-me fazer dois bolos de aniversário e os dois de chocolate. Bjs. Suzel

    ResponderEliminar
  2. Esta lindo amiga..eu adoro bolos de chocolates...sao tao bons
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. ai minha querida que bolinho mais lindo... vou adicionar à minha listinha de bolos de chocolate... so de ver já engordei... está mesmo lindooooooo
    beijinhos grandes e continua a fazer coisas gulosas que eu gosto

    ResponderEliminar
  4. am que rico bolinho linda esat de babar

    ResponderEliminar
  5. Elisabete,
    Obrigado por seguires meu blog.Desconhecia teu blog,mas fiquei a conhecer agora ,e vou te seguir o teu blog.
    Ah..tens aqui coisas muito boas.

    bjs

    ResponderEliminar
  6. quando venho aqui, fico sempre a salivar!! não pode ser!!bjs

    ResponderEliminar
  7. Além de um agrado para sua vizinha, o bolo deve ter ficado maravilhoso.
    Beijos

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário