quinta-feira, 7 de maio de 2009

Gratinado de Batata

Photobucket

Adoro esperimentar novas receitas, coisas diferentes. Por essa razão são inumeros os livros de receitas e revistas de culinária que tenho. Um destas dias, resolvi remexer em tudo e descobri uma colecção que fiz há muitos anos atrás, lançada por Manuel Luis Goucha (quando tinha um programa de culinária na televisão)e, descobri algumas receitas agradáveis e fáceis de confeccionar.
Aqui fica um acompanhamento maravilhoso e para além de tudo muito bonito.

Ingredientes:

3 colheres de sopa de manteiga; 1 kg de batatas descascadas e cortadas em fatias finas; 2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas; 1 1/2 chávena chá de queijo gruyére raladao (usei mozzrella); sal e pimenta preta moída na hora; noz-moscada ralada; 1 chávena de chá de leite; 1 chávena de chá de natas (usei bechamel)

Preparação:

Barre de manteiga uma assadeira e ligue o forno a 180º.
Distribua na assadeira as batatas e as cebolas por camadas. Tempere cada camada de batata com sal, pimenta e noz-moscada, e polvilhe de queijo ralado. A última camada deverá ser de fatias de batata.
Misture então o leite com as natas. Dsitribua o preparado por cima das batatas, espalhando o restante queijo ralado.
Leve ao forno e deixe cozinhar até que as batatas fiquem macias. Aumente a intensidade do forno nos últimos 10 min. de forma a gratinar.

Dicas: Deverá usar um cortador de forma a deixar as batatas bem finas. Use uma batata para cozer, de forma a não tornar tão demorada a sua confecção.

Fica um acompanhamento maravilhoso,muito saboroso e cremoso.
Acompanhei com a batata uns peitos de frango.

1 comentário:

Deixe o seu comentário