domingo, 10 de maio de 2009

Vol-au-Vent de atum

Photobucket

Vol-au-vent, nome de origem francesa, de uma entrada muito comum em coktails e jantares e, muito apreciada. Eu acho uma entrada, para além de deliciosa, muito bonita para se apresentar num almoço ou jantar com mais requinte.
O requinte desta vez era tão somente a visita dos meus sobrinhos (mas para mim muito distintos até porque adoro cozinhar para eles).
Resolvi tentar pra ver se tinha jeito pra coisa e até que resultou muito bem e, rapidamente desapareceram.

Ingredientes:

1 massa folhada fresca; 1 lata de atum; 2 ovos; maionese caseira q.b; azeitonas

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º.
Abra a massa folhada e estenda-a sobre o papel que a acompanha. Precisa de formas de corte, como não tenho, consegui dois copos de tamanhos diferentes.
Corte várias rodelas com copo maior, em metade delas, faça outra rodela com o copo menor, separando o interior da rodela, ficando com uns circulos de massa.
Monte colocando o circulo (sem o interior) em cima da rodela maior. Se as quiser mais profundas, coloque uma rodela com 2 circulos um em cima do outro.
Vá colocando-as num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal, e leve ao lume até cozer e ficarem dourados. Deixe arrefecer.

Leve ao lume um tacho com os dois ovos e sal e deixe cozinhar. Quando prontos, descasque-os e corte-os em rodelas.

Prepare então a maionese caseira (receita no blogue). Escorra o atum e pique as azeitonas.
Envolva o atum na maionese e coloque uma colher de chá desse creme em cada vol-au-vent (já frios). De seguida coloque em cada um, uma rodela de ovo e um pedaço de azeitona.

Sirva bem frio, e terá uma entrada maravilhosa.

2 comentários:

Deixe o seu comentário