sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Tarte de Frango

Photobucket


O verão não tem sido muito nosso amigo, mas neste último Mês de Agosto até que tivemos uns dias de sol, bem agradáveis para apanhar uma praia e, nada melhor do que passar na churrasqueira da nossa confiança e levar um franguinho para o almoço.

Foi assim um destes domindos, praia de manhã, e frango para o almoço.


O que fazer com os restos do frango, claro está, aproveitar para o jantar, que se quer rápido para me deixar um pequeno descanso.


Colectânea "Cozinhar com Fantasia" e eis que descubro uma receita super, hiper, mega simples de massa quebrada.

E deu um belo jantar, com a certeza de nunca mais comprar massa quebrada de tão simples que é fazer uma fresquinha em casa.


Ingredientes:


Massa:

250 gr. farinha; 125 gr. manteiga amolecida; 1 colher de chá de sal; 1 ovo


Recheio:

Restos de frango assado; pedaços de bacon; milho; Azeitonas; palmito; quejio mozzarella; uma embalagem de molho bechamel.


Preparação:


Massa:

Disponha a farinha em monte numa tijela, coloque na cavidade central a manteiga aos bocadinhos, o sal e o ovo. Amasse-os rapidamente com a ponta dos dedos. Continue a trabalhar os ingredientes esfarelando-os entre as mãos até obter uma massa com consistência arenosa.

Junte ao preparado também 2 colheres de sopa de água fria. Continue a amassar até a massa ficar homogénea. Esmague-a de uma vez só sobre a superfície de trabalho com a palma da mão.

Forme uma bola e envolva-a num pedaço de película aderente e coloque-a na prateleira mais baixa do frigorífico por 1 hora.


Polvilhe uma superfície com farinha e estenda a massa, colocando-a em uma tarteira de cerca de 22 cm. Pique a massa com um garfo, cubra com papel alumínio e leve ao forno (prá-aquecido a 210º) com feijões por cerca de 20 min. Retire do forno, deixe arrefecer e só então retire o alumínio e os feijões.


Disponha então o recheio, o frango, o milho, bacon, azeitonas e o palmito e por fim o queijo.

Distribua o molho bechamel por todo o recheio e leve ao forno (pré-aquecido a 180º).

Retire quando estiver douradinho e sirva.


Adorei esta massa, faz-se muito rápido e facilmente e é muito saborosa.





3 comentários:

  1. Ficou com um óptimo aspecto, e é uma óptima receita para aproveitar sobras.
    Obrigado pela sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Excelente para aproveitar o frango, assim nada se estraga o que é sempre óptimo! Massa quebrada nunca experimentei fazer, apesar de já ter várias receitas guardadas! Mas pela tua descrição parece ser bem simples :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  3. Ai que gostoso! ADoro torta de frango! Bjs

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário