quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Fofos de belas



Eu sou louca por doces. Para quem me segue isso já não é novidade e adoro os conhecidos fofos de belas, um bolinho fofo como diz o nome e com um creme divino que o torna ainda mais especial.
Há uns tempos, diria uns anos,  resolvi fazer estas delícias que foram devoradas pelo boss e colegas do trabalho de então... saudades desses belos tempos.
Este post andava esquecido, mas encontrei-o e chegou a altura de o trazer à ribalta, que bem merece por tão grande delícia. 
As próximas visitas cá de casa serão premiadas, pois vamos fazer de novo.
Experimentem porque fica magnífico.

Esta receita foi adaptada de outras que vi por aí e a receita do livro "Doces e Sobremesas da bimby" e por aquilo que achei que ficaria melhor. Adorei o resultado.

Ingredientes
Massa: 4 ovos (L); 200 gr. açucar; 170 gr. farinha c/ fermento; raspa limão
Recheio: 500 ml leite; 3 c. sopa maizena; 90gr. açucar; 3 gemas; açucar em pó para polvilhar

Preparação: 

Pré aqueça o forno a 180º.

Massa:
Bimby: Coloque no copo o açucar e a casca de limão (só a parte amarela) e pulverize 15 seg., vel. 9. Junte os ovos e programe 5 min., temp. 37º, vel. 3. Junte a farinha e envolva 15 seg. na vel. 3.

Tradicionalmente: Bata bem os ovos até ficarem em espuma. Adicione aos poucos o açucar e continue batendo. Adicione a farinha e envolva bem, juntando por fim a raspa do limão envolvendo na massa com uma vara de arames.

Coloque em pequenas formas previamente untadas. Eu coloquei num tabuleiro untado e cortei os fofos com um cortador redondo depois de frio.

Recheio:

Bimby:
Coloque no copo todos os ingredientes e programe 8 min., temp. 90º, vel. 4

Tradicionalmente:
Misture o açucar com a farinha maizena e dissolva no leite, leve ao lume e vá mexendo até engrossar. Retire do lume e sempre mexendo junte as gemas bem devagar. leve de novo ao lume mexendo sempre até ferver.

Abra os bolinhos ao meio e recheie-os com o creme. Polvilhe com açucar em Pó (pulverizado na bimby para quem tiver).





Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário