domingo, 18 de janeiro de 2009

Filhozes da minha mãe

Esta receita á da minha mãe, que todos os anos no Natal nos brindava com estas filhozes maravilhosas. Povoaram toda a minha infância e ainda hoje quando penso no natal, é a estas filhozes que o associo.

Ingredientes:
1 kg farinha, 1 dl azeite, 5 laranjas, raspa de 1 limão, 6 ovos, 1 colher sopa fermento, 1 cálice de bagaço, 1 pitadinha de sal.


Óleo para fritar e açucar e canela para polvilhar




Preparação:


Colocar a farinha num recipiente grande, abrindo um buraco no meio. Aquecer bem o azeite e deitar na farinha, depois espremer as laranjas e juntar á farinha e ao azeite. Envolver com cuidado pra não queimar. De seguida juntar os restantes ingredientes, a raspa limão, os ovos, o bagaço, o sal e por fim o fermento. Envolver e bater a massa muito bem, até ela começar a desgrudar do recipiente. Se necessário, e para tirar a massa das mãos, junte mais um pouco de farinha. Quando estiver bem batida, faça uma cruz e deixe em repouso por umas 4/5 horas com um pano por cima e em ambiente aquecido.


Após o descanso da massa, coloque um pouco de farinha na bancada e comece a esticar a massa, cortando como preferir. A massa não deve ficar muito fina. Coloque ao lume óleo para fritar e quando estiver bem quente, frite as filhozes.


Escorra-as em papel para retirar o excesso de óleo e passe-as por açucar e canela.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário