domingo, 18 de janeiro de 2009

Rosca da Ti Ziquita

Esta é mais uma receita vindo do Brasil. Está na famíliado meu marido há anos. As tias ainda hoje fazem todo o pão em casa (amassam á mão). Este é um tipo de pão doce que fazem todas as semanas e que eu adoro. É óptimo acabadinho de fazer, um pouco de manteiga e um café bem quente.
Aprendi a fazer e antes de ter a minha MFP também amassava á mão, agora é tudo mais fácil.













Ingredientes:
1 kg farinha, 30 gr fermento fresco, 1 chávena açucar mal cheia, 1 pitada de sal, 6 ovos, 1 colher sopa banha, 1 colher sopa de manteiga, 1 colher chá canela. Gema ovo para pincelar.
Preparação:
Dissolva o fermento em 200 ml água morna. Coloque a farinha num recipiente de boca larga, junte o fermento dissolvido e todos os restantes ingredientes. amasse muito bem até soltar da tigela e sentir a massa mais fácil de trabalhar.
Deixe descansar em local aquecido, tapado com um plástico e uma toalha (de forma a levedar com mais facilidade.
Pra saber qdo a massa está pronta, antes de a colocar a descansar, tire uma bolinha pequena e coloque num copo com água. Quando a bola de massa subir a massa está pronta para formar os pãezinhos.
Enquanto a massa leveda, unte uns 3 tabuleiros com manteiga e farinha.
Divida a massa em partes iguais (dependendo do nr. pães e do tamanho desejado). Com cada parte divida em três e forme tiras, pra conseguir formar uma trança. Formando a trança, coloque-a no tabuleiro.
Faça o mesmo com a restante massa. Deixe uma bolinha(bem pequena) de massa e volte a colocar no copo c/ água. Tape os tabuleiros com plástico e pano, num local aquecido e deixe repousar até a massa subir no copo.
Pre-aqueça o forno a 190º. Assim que a massa estiver pronta (ganha novamente o dobro do tamanho), pincele com gema de ovo e coloque para assar até ficar dourada.
Na máquina do Pão:
Coloque os ingredientes na cuba da máquina (fermento diluído, ovos, açucar, manteiga, banha, farinha, não coloque a canela). Ponha a funcionar no programa massa. Quando terminar, salpique a bancada com farinha, deite a massa e junte a canela, amassando só mais um pouco. Divida a massa e faça todo o restante processo acima indicado (após a 1ª fermentação).

Dicas:
Mesmo quando amasso á mão nunca coloco a canela junta, prefiro colocar quando formo as tranças, assim quando partimos o pão, descobrimos a canela na massa já cozida, o que torna o sabor mais aguçado e também mais agradável ao olhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário