domingo, 1 de fevereiro de 2009

Perninha de Perú (na pressão)

Há uns anos atrás, assim que me falavam de perú, quase sempre ligava a ideia a uma carne seca e que não apreciava muito. Um dia a minha mãe deu-me umas perninhas bem pequeninas de perú e disse-me para as refogar com um pouco de tomate que ficavam muioto boas e não facavam secas. Quando resolvi fazer como a minha mãe indicara não tinha muito tempo nem tinha tomate. Adaptei ao que tinha no momento e gostámos tanto que faço muitas vezes este pratinho delicioso.
Uma carne saudável e não muito dispendiosa, o que as torna ainda mais apetecíveis.
Ingredientes:

2 perninhas de perú (pequenas); 2 cebolas médias; 3 dentes de alho; 2 folhas de louro; sal; pimenta preta; nóz moscada; colorau q.b; 1/2 copo de vinho branco.

Preparação:

Lave as perninhas e esfregue com sal, reserve. Pique a cebola e os alhos e coloque na panela de pressão, junte uma folha de louro, regue com azeite q.b, tempere com sal, pimenta preta e nóz moscada. Salpique jenerosamentede colorau. Coloque as perninhas nesta cama e regue com o vinho. Junte água até quase cobrir as perninhas, feche a panela e deixe cozinhar uns 15 minutos (depois de começar a ferver. Desligue, deixe a pressão sair, abra a panela, rectifique os temperos e deixe cozinhar mais um pouco se ainda fôr preciso, até o molho espessar um pouco.


Entretanto prepare um purê de batata a seu gosto, coloque as pernas de peru num prato de servir e coloque o purê á volta. Regue com o molho da cozedura das perninhas de perú e bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário