quarta-feira, 25 de março de 2009

Carne do fundo assada

Presença habitual dos almoços em família, a carne assada é apreciada por qualquer pessoa, por mais esquisita que seja. Eu faço a minha com um tempero que a mãe de uma amiga me ensinou (mãe desculpa, mas sabe que não aprecio mto o pimentão, por isso não faço com o seu tempero, ainda que a sua carne assada fique divína)


Ingredientes:

Uma peça de carne do fundo; batatas q.b; 2 cebolas grandes; 2 tomates maduros; 5 dentes de alho; 4 ou 5 folhas de louro; sal; pimenta; nóz moscada; oregãos; colorau; tomilho; 1 caldo knorr de carne; azeite e vinho branco q.b


Preparação:

Descasque as batatas e parta-as em gomos generosos. Reserve.
Faça uma papa com os temperos, 3 alhos picados, sal, pimenta, nóz moscada, oregãos, colorau e tomilho, junte o caldo knorr e um pouco de azeite. Amasse tudo muito bem, misturando até obter uma espécie de creme. Barre toda a sua carne com esta pasta e regue com vinho (se fizer o tempero a vespera, guarde um pouco da pasta para as batatas), acrecente as folhas de louro na marinada.
Corte as cebolas ás rodelas finas e pique os alhos. Coloque para forrar o fundo de um tabuleiro de forno, parta o tomate aos pedaços e disponha. Regue tudo com azeite.
Coloque a carne nesta cama, espalhe á volta as batatas previamente barradas com a restante pasta do tempero da carne. Regue com a marinada. Coloque um fio de azeite sobre a carne e leve ao forno.
Durante o tempo que fica no forno, tenha o cuidado de ir virando a carne, de forma a dourar de ambos os lados.
Esta carne de fundo, por ter muito osso, é uma carne suculenta e muito saborosa.

Quando estiver pronta e a seu gosto, sirva com arroz branco e salada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário