quarta-feira, 25 de março de 2009

Galinha caseira assada

Qualquer receita que tenha forno, pra mim é sinal de delícia. Adoro tudo que seja confeccionada no forno. Se fôr num forno a lenha melhor ainda mas, nas grandes cidades isso é praticametne impossível. Mas com um bom tempero e um bom forno, fazemos milagres e uma simples carne transforma-se num belo e rico prato.


Ingredientes:

1 galinha (caseira de preferência); Batatas para assar; 2 cebolas médias (ou 1 grande); 4/ 5 dentes de alho; Azeite; 1 caldo knorr de galinha; sal, pimenta, nós moscada e manjericão; colorau; 2 folhas de louro: vinho branco q.b


Preparação:

Limpe e parte a galinha em pedaços grandes (pode fazê-la inteira mas eu prefiro aos pedaços). Reserve.
Descasque as batatas e parta-as em quartos.
Corte a cebola em rodelas finas, pique 3 dentes de alho e disponha no tabuleiro, regue com bastante azeite.
Entretanto, junte o knorr, os restantes dentes de alho picados, sal, pimente e nós moscada, o manjericão, colorau a gosto; e um pouco de azeite. soque tudo muito bem até formar uma pasta.
Barre toda a galinha e também as batatas com esta pasta. Disponha a galinha no tabuleiro e as batatas á volta. Coloque as folhas de louro sobre a galinha e regue tudo com vinho branco.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º e deixe assar.
Vá vijiando, virando e molhando a galinha com o caldo que formou. Se necessário mais molho, junte um pouco de colorau num pouco de água e regue a galinha.
Estárá pronto quando a galinha estiver assada e bem douradinha.

Sirva com arroz a seu gosto e uma salada. Um belo almoço de domingo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário