quarta-feira, 25 de março de 2009

Galinha com quiabo

"O quiabo (Abelmoschus esculentus) é uma planta da família da malva (Malvaceae). O seu fruto é uma cápsula fibrosa cheia de sementes brancas redondas, muito utilizado em culinária antes da maturação.
De origem africana e trazido para o Brasil juntamente com os escravos, o quiabo, é um exemplo de uso de alimentos da cultura brasileira. Sua presença compõe pratos típicos regionais" - Wikipédia - A enciclopédia livre.


Galinha com quiabo, é um dos pratos regionais, muito apreciado na culinária Mineira.
Provei um dia na casa de uma amiga "mineira" e fiquei fã. Dá um pouco de trabalho para confeccionar, mas garanto que vale a pena, neste prato que se torna mais rico com uma bela galinha caseira.


Ingredientes:

1 galinha caseira; quiabo; 1 cebola grande; 3 dentes de alho; Colorau; azeite;vinagre; sal e pimenta q.b


Preparação:

Limpe e parta a galinha, tempere com sale reserve.
Lave e enxugar bem os quiabos. Retire a cabeça e a ponta dos quiabos. Pique-o em rodelinhas (como faz com o feijão verde +/-). Recerve.
Pique a cebola e 2 dentes de alho e leve ao lume com um pouco de azeite. deixe refogar um pouco até dourar e junte a galinha (a galinha costuma ser frita ed ps junta ao tempero, eu prefiro evitar a fritura e refogo-a). Deixe a galinha refogar até ficar bem douradinha, vá mexendo apra não agarrar.
Numa outra panela pique um dente de alho, coloque um pouco de azeite, vinagre e um pouco de sal. Leve ao lume até ferver e junte os quiabos. Vá mexendo de vez em quando com cuidado pra não desfazer os quiabos. Devem ficar até perder completamente a baba que largam (quando passa a colher e não fica nenhum fio de baba do legume).

Entretanto, o frango estará dourado, junte o colorau a gosto, envolva bem e junte um pouco de água. Verifique o tempero e se necessário rectifique. Tape e deixe ferver. Vá mexendo e deixando reduzir um pouco o caldo.
Verifique se a galinha está cozida e se o caldo reduziu pra metade. Junte então o quiabo (que já deve estar pronto), envolva e deixe ficar mais um pouco pra que a galinha e o quiabo se envolvam num caldo mais espesso.

Este prato é tradicionalmente servido com arroz branco, angu (farinha de milho cozinhada em água e sal) e o tradicional feijão.

Uma delícia mineira fabulosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário