domingo, 28 de junho de 2009

Torta com cobertura de mousse de chocolate branco

Photobucket

Esta torta nasceu da necessidade de aproveitamento de algumas sobras. No passado dia 21 Junho, para o dia Branco do desafio da Mary, fiz uns biscoitos de merengue e uma mousse de chocolate branco, que sobraram. Olhei para o merengue e pensei que poderia aproveitar para fazer um bolinho ou aventurar-me numa torta (nunca havia feito uma torta) e assim fiz esta maravilhosa torta. Devido ao merengue ficou bem fofinha e com um recheio e cobertura de mousse, ficou divina.


Ingredientes:
Para a torta:

Restos do merengue (Ver receita dos Biscoistos, usei cerca de 6 c.s. para os biscoitos); 2 ovos; 2 colheres sopa de sopa de açucar; 1 chávena de chá de farinha; 1 colher café fermento; manteiga,farinha e açucar para polvilhar.

Para o recheio:

1 colher de sopa bem cheia de farinha maizena; 3 colheres de sopa açucar; 500 ml leite; 1 gema.

Cobertura:

Mousse de chocolate branco (ver receita dos biscoisto de merengue). Morangos para decorar.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º. Unte um tabuleiro ( 23 por 36 cms) com manteiga e polvilhe com farinha.
Bata os ovos inteiros com as 2 colheres de açucar, junte a farinha e mexa bem. Envolva o merengue com cuidado e por fim adicione o fermento. Deite o preparado no tabuleiro, leve ao forno já quente baixando a temperatura para 180º. Deixe cozer por cerca de 20 min. (faça o teste do palito).

Entretanto prepare o creme para o recheio. Junte a farinha com o açucar, envolva e dissolva num pouco de leite. Junte as gemas e o restante leite. Leve ao lume, mexendo com vara de arames até obter um creme expesso. Reserve.

Prepare um pouco de prata e polvilhe com açucar. Retire a torta do formo, desenforme em cima da prata. Coloque o recheio no centro da torta deixando as laterais livres e, enrole de imediato com a ajuda do papel prata de forma a não quebrar. Transfira para uma travessa de servir e deixe arrefecer.

Lave e escorra os morangos. Depois da torta fria, aplique a mousse por toda a superfície, com um garfo faça pequenas estradas na mousse. Decore a gosto com morangos.

Para uma primeira torta, ficou bem bonita e muito saborosa. deixando-me muito satisfeita. A cobertura de mousse com os morangos dá-lhe uma frescura magnífica.


11 comentários:

  1. E que belo nascimento esta torta teve. Parece deliciosa com aquele chocolate branco que tanto gosto. Bjs. Suzel

    ResponderEliminar
  2. Sim senhora, belo aproveitamento, ficou uma delicia, e um aspecto lindo.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. que delicia que deve ser esta torta..hum
    beijo grande

    ResponderEliminar
  4. Que linda amiga.. tem óptimo aspecto!!
    Adorei.. Parabéns!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Está fantástica! E é a prova de que a reciclagem vale sempre a pena! Já comia =)

    ResponderEliminar
  6. Oh minha amigaaaaaa, lindaaaaaaaaaaaaaaa, mas que torta lindaaaaaaaaaaaaa.

    Deliciei-me.

    Beijinhos amiguinha

    ResponderEliminar
  7. Ora aqui está a bela da torta!! já tinha ouvido falar dela, mas olha que ao vivo faz cá um vistãoooooooooooooo!!!! que maravilha!! até fiquei com água na boca!!bjs

    ResponderEliminar
  8. Delícia!! Excelentes aproveitmentos! bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Elisabete, minha querida...q bom q gostou do meu blog,pode visitá-lo quando quiser. Adorei o seu blog e estou te seguindo tb.Amei essa Torta com cobertura de mousse de chocolate branco...Hummmmmm, vou passar por debaixo da mesa. rsrs
    Ah! Percebi q gosta do Brasil né? Pelo fato de seu marido ser brasileiro. Deve ser um pouco difícil pra ele ficar longe dos parentes e amigos (creio eu).Mas pode visitar meu blog, q matará um pouquinho da saudade vendo os kitutes q preparo (pode fazer tb (rs) se tiver os ingredientes aí ou substitua se for o caso. rs) Vc tem Orkut, assim além do blog, poderemos nos comunicar pelo orkut tb (se tiver, se puder e se quiser.)
    Bjs e adorei sua visita

    ResponderEliminar
  11. Kindim, obrigado por tudo! ainda não te vi lá sendo seguidora mas é normal, pk eu nao percebo grande coisa de blogs XD lol! adoreiiiiiiiii esta torta!! DEUS MEU!!!!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário