sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Pães de leite

Photobucket

Quando gostamos de cozinhar, é muito frequente ter montanhas de receitas, livros, colectâneas de tudo o que é culinária. eu não fujo á regra e já não tenho espaço para comportar tanta coisa que se acumula na minha cozinha. Volta a emia lá vou eu ver o que há por lá e, descubro que tenho coisas maravilhosas quem nem sabia que existiam.

Descobri uns dossiers de fichas que coleccionei há muitos anos "Cozinha com Fantasia" e que tem receitas maravilhosas. Vi tudo com muito cuidado e decidi-me por estes pães de leite. A receita é para fazer manualmente mas eu usei a minha MFP.

Aqui vos deixo a receita:

Ingredientes:

300 ml de leite; 1 colher chá sal; 1 colher de chá de açucar; 75 gr manteiga; 500 gr. farinha; 20 gr. fermento de padeiro (eu coloquei 2 colheres de chá fermento); 1 ovo.

Preparação:

MFP:

Colocar todos os ingredientes na cuba da MFP (excepto o ovo), seleccionar o programa Massa e deixar terminar o ciclo.

unte a bancada com farinha e retire a massa da cuba, amasse-a lijeiramente para retirar o ar e divida-a em 12 pedaços.

Manualmente:

Deite a farinha numa tijela grande, aidcione o fermento e a manteiga em pedaços e amasse com a batadeira eléctrica (dotada de varas específicas).

Quando tiver obtido uma massa grumosa, disponha-a em monte, verta na cavidade o açucar, o leite e o sal. Continue depois a trabalhar com a batedeira (Que deverá deslocar do centro para os bordos da tijela) até a massa se descolar das paredes.

Enfarinhe a massa e divida-a em 12 pedaços com os quais formará os pãezinhos.

Unte um tabuleiro com manteiga e disponha as bolinhas. Pincele as bolinhas com o ovo batido e leve-as ao forno pré-aquecido a 210º, depois de 10 min. baixe a temperatura para 180º. deixe-os ficar então de 10 a 15 min ou até estarem dourados e com uma côr brilhante.

Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

Um destes sábados, levantei-me cedo e fiz estes pãezinhos para o meu pequeno almoço e da pipoca. Ficaram uma delícia acabadinhos de sair do forno com manteiga





4 comentários:

  1. Que delícia de pães!!! Vou experimentar esta receita!
    Beijos e bom domingo ;)

    ResponderEliminar
  2. Adoro pães de leite, ficaram uma delicia.
    bjss

    ResponderEliminar
  3. Que bom!!! E barrado com manteiga e derreter. ena pá...que bom mesmo! Nunca mais comi pao quentinho :( Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  4. Ei, manda uns aqui pra mim?
    -D
    Bjs
    Fla

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário