Programar 10 min., vel. 1, temp. varoma.No final do tempo retirar a varoma e colocar a massa dentro do cesto e este no copo, que já terá a água a ferver.
Colocar de novo a varoma e programar mais 10 min., vel. 3, temp. varoma.No final deste tempo a massa já está cozinhada, bem como o peixe.
Reservar a massa dentro de um recipiente tapado.Colocar no copo a cebola e os restantes dois dentes de alho e programar 15 seg., vel. 6.Juntar a margarina, 2 min., temp. 100º, vel. 1.
Juntar os camarões descascados e dar mais 3 min., temp. 100º, vel. colher inversa (para não desfazer os camarões!).
Entretanto ir desfiando o peixe.Retirar do copo os camarões salteados, mas manter o molho de manteiga.Colocar num pirex a massa, por cima os camarões e o peixe desfiado.
Ao molho que está no copo juntar as 100 gr. de natas (meio pacote) e os três ovos.
Misturar durante 15 seg. na velocidade 5 e deitar este preparado no pirex.
Tradicionalmente:
Cozeria o peixe na marinada, se necessário acrescentaria um pouco mais de leite. Entretanto cozer a massa al dente numa panela com água, sal e um fio de azeite.
Numa frigideira coloque a cebola e os alhos picados e levar ao lume a dourar com a margarina. Quando a cebola ficar transparente, juntar os camãroes e saltear um pouco.
Entretanto, escorra e deite a massa num pirex e desfie o peixe, colocando-o sobre a massa.
Retire os camarões já salteados e disponha-os sobre o peixe.
Bata os ovos ligeiramente e junte as natas. Deite esta mistura na figideira onde salteou os camarões com o molho que formou e deixe ferver um pouco, até formar um creme. Junte então o creme á massa e ao peixe no pirex.
Polvilhe com queijo ralado a gosto e leve ao forno pré-aquecido a 200º para gratinar.
Este prato será concerteza para repetir. Colocarei no molho apenas 1 ou 2 ovos e juntarei um pouco de leite, já que gosto do molho mais cremoso e sempre fica menos calórico.
Mas foi unânime, apreciado até pelo maridão que não gosta muito de peixe.
Obrigada pela partilha Luisa, adorámos.
Peixe é maravilhoso, gosto de consumi-los pelo menos 2 a 3 vezes por semana. A pescada é dos mais acessíveis e assim com camarão fica irresistível.
ResponderEliminarBjs.
Esta refeição é daquelas mesmo ao meu gosto..
ResponderEliminarAdoro este género de gratinados :)
Beijinhos*
Sabe sempre tão bem um peixinho gratinado! Eu adoro. Beijos
ResponderEliminarTambém gosto imenso.
ResponderEliminarEstá óptimo!
adorei!!!
ResponderEliminarEstou a ver que já estás familiarizada com a tua Bimby, e obrigada por continuares a deixar a receita tradicional :)
ResponderEliminarPor acaso eu tenho sorte que as minhas filhotas até gostam bastante de pescada, mas este comerzinho é óptimo para quem não aprecia tanto pois o sabor fica disfarçado! Gostei da conjugação de sabores :)
Beijinhos e boa semana!!
Hum... Ficou lindo demais esse peixinho! Nossa de babar hein! Adorei a receita! Bjinhos
ResponderEliminarTem uns selos pra vc lá no meu blog.....
ResponderEliminarSua receita é maravilhosa. Parabéns
Olá Elisabete. Obrigado pela visita e comentários. Abracos, Raul
ResponderEliminarOlha, eu não gosto muito de vir aqui e ver estes quindins sem poder provar um sequer...não sou chegada em doces, mas, quindins me levam à loucura!!!
ResponderEliminarAgora peixe que é outra loucura minha...meu Deus me ajude a manter o equilírio!!!Bjs