segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Creme de Maizena - Comfort Food

Photobucket

Quem costuma visitar-me e ler os meus posts deve estar neste momento a pensar que me terá dado mais alguma travadinha, cravejada pelo stress do dia a dia, NÃO, desta vez, venho falar-vos da minha "comfort food", como prometido a uma amiga recente mas muito querida que conheci no meio dos Blogues, mas que na realidade já cruzava comigo há longos anos, pelo meandros das plataformas dos Combóios.

O iníco da ideia veio de um post colocado pela Ana do Blogue "Chocolatíssimo", em que ela nos falava do que era a sua comida de conforto, referindo o que pode significar para cada um de nós esta "Comfort Food". Dêem uma passada e vejam.

Achei tão interessante que lhe disse que iria postar algo que fosse para mim a comida de conforto, aquela que me tráz recordações maravilhosas da minha infância, adolescência e de adulta, já que me acompanha até hoje e passou já para a minha filha.

Estou a imaginar o que vai passar pelas vossas cabeças ao verem a foto, estão a pensar o que será, conseguem quando muito identificar o polvilhado de canela, pois bem, o que vos trago hoje é tão somente um creme de farinha maizena, que a minha mãe fazia muitas vezes.
Na minha infância servia de pequeno almoço. Na adolescência era o lanche predilecto da minha avó, que sem a dentição completa e muito frajilizada dificultando-lhe a mastigação, survia este creme com uma satisfação muito gostosa de se ver.

Fazíamos uns lanches maravilhoso as três, polvilhando com canela o creme quente acabadinho de fazer. Por norma ao Sábado ou Domingo, quando o jantar era por norma uma coisa mais ligeira.
Era também o pratinho de quando ficávamos doentes, que mais fracos e sem poder ou conseguir comer normalmente, lá degustávamos a bela da farinha maizena.

Por tudo isto, deixo-vos aqui a minha "Confort Food"  com todas as lembranças de momentos muito felizes e saudosos.

Ingredientes:

Para 2 pessoas: 400 gr. (ml) leite; 1 colher sopa bem cheia de farinha maizena; 2 colheres de sopa de açucar; canela para polvilhar.

Preparação:

Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes, programe 8 min., Temp. 90º, vel. 3.
Quando terminar o programa, distribua nos pratinhos e polvilhe com canela.
Coma quente, soprando muiiiittoooooo!  :)

Tradicionalmente:

Num tacho misture bem a farinha com o açucar e dissolva com um pouco de leite de forma a ficar livre de grumos. Junte o restante leite e leve ao lume, mexendo sempre até obter um creme ligeiramente expesso.

Nota: Um creme maravilhoso para quando estamos de cama com um gripe, sem vontade de coisa nenhuma.

34 comentários:

  1. Adoro papinha de farinha maizena.
    Polvilhada com canela, é irresistível.
    Hoje em dia, raramente como mas, nos tempos de escola, deliciava-me com essa papinha.


    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Tão bom recordar os velhos e bons tempos :D
    Bastante cremosa essa tua sobremesa se assim se pode chamar! :D
    Beijinhos doces de uma óptima semana**

    ResponderEliminar
  3. E não precisa ser a comida mais cara e exótica para nos sentir felizes, não é?
    A melhor comida é mesmo aquele que nos remete à lembranças muito especiais, como este seu creme (não sei se igual, mas aqui chamamos de mingau).
    Beijinhos e linda semana!

    ResponderEliminar
  4. Adoro creme maizena e não faço à muito tempo!!
    Ficou delicioso esse pratinho!
    E quentinho com canela, ai que maravilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. é bom recordar!eu lembro me muitas vezes dos lanchinhos que a minha avó me fazia,adorava e ainda hoje adoro cerelac do simples,bjs

    ResponderEliminar
  6. Fácil de fazer e uma delícia!! Ainda por cima a fazer relembrar a infância.. PERFEITO!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. E recordar é viver.
    Eu tb tenho a minha, a tua ficou uma delicia.
    bjsss

    ResponderEliminar
  8. Nunca comi, mas pelo aspecto deve ser bem gostosa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Por acaso este creme de maisena tambem me faz lembrar a minha infancia, a minha avo costumava dar-me muitas vezes a comer, mas ja a anos que nao como. Mas depois de ver este post, bateu-me uma saudade...Secalhar vai ser o meu jantar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Bom! Bom! Bom!

    Obrigada mais uma vez pela referência! E o nosso paozinho barrado com manteiga e açúcar, ha?? Que saudades :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Hummmmmmmmmmmmmmm, que delícia... meu pai fazia tanto esse mingauzinho para mim quando eu era pequena.. que saudade!
    Bjo grande, querida

    Mari

    ResponderEliminar
  12. Que delicia! Isso me lembra de quando eu era criança! Adorei! Bjinhos e uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  13. Elisabete, também adoro maizena :) é uma papinha óptima para tardes frias.

    Podias ter participado no dia Bege com esta bela maizena. E olha que era uma novidade. Ninguém se lembrou da bela maizena povilhada de canela.

    Será que te queres juntar a nós no dia azul? É dia 13 Dez. Pensa nisso, em participar. Basta publicar uma receita azul nesse dia.

    Beijokas.

    ResponderEliminar
  14. É uma delícia mesmoautora, eu continuo fazendo.
    Obg Marlene e João.
    Tânia, as melhores comidas são sempre as mais simples.
    Mari, tens que voltar a fazer e saborear.
    Anabela, eu partilho do teu gosto por vcerelac tb, gulosas que nós somos.
    Soraia Obg.
    Abelhinha, e viver é também recordar e, é bom.
    Sónia, tens que provar.
    Cacahuete, sério, e eu que achei que pouca gente conhecia.
    Ana, o pão com açucar é mais um para juntar ás nossas memórias.
    Oh Mari, que bom, agora tem que ser vc a fazer de novo.
    R. correia Obg.
    Paula, lembrança de criança é bom.
    manuel L, toca a fazer de novo.
    Rute, que pena, não me lembrei, porque como fica um creme assim mais para o branco, achei que n seria boa ideia. Infelizmente não tive tempo de participar, mas vou tentar participar no próximo, até porque é a última côr, prometo que vou tentar participar. Obg pela sugestão.

    ResponderEliminar
  15. Essa papinha é realmente uma "confort food", achei muito boa essa idéia.
    Vou ativar a minha memória para saber qual a minha.

    bjs

    Maura

    ResponderEliminar
  16. Elizabete, adorei sua receita bem simples totalmente confort food, vou tentar preparar para os pimpolhos,
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  17. Tb Vi esse post da Ana da confort food...na altura fiquei a pensar.... e ainda nao sei...! LOL
    quanto ao teu creme...adorei...deve ser sim bem reconfortante!!! ADOREI

    ResponderEliminar
  18. Que boas memórias agora tive ao ler este post amiga!!!!
    Esta com um aspecto óptimo!!!!
    Quando era miúda comia e ainda hoje adoro e como o leite creme e a aletria!!!!

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  19. Adorei, aqui chamamos de mingau de maizena, delicia aquece a alma parece que volto a ser criança com um prato desse na minha frente...oh saudades!!!
    Bjinhus

    ResponderEliminar
  20. Aminha mae fazia para mim,eu fiz para os meus filhos(ainda faço quando estao doentes) e eles fazem.Adoro,só lhe acrecentava gemas para colorir.

    ResponderEliminar
  21. Elisabete coisa boa encontrar o te recadinho!!!
    Sabia que isso ajuda na cura do paciente??? É mesmo!!! Amor, carinho são ingredientes que devem acompanhar qualquer remédio!
    Amiga linda, obrigada de coração, viu?
    Beijos no coração no seu coração!

    ResponderEliminar
  22. Hum... lembra minha vó que fazia sempre.
    Adorei recordar.
    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Maura, todos nós temos uma confort food.
    Paula, pode fazer que as tuas crianças vão adorar.
    Chris, tem jeito e sabor de mãe.
    Kita, obg. Pensa que tu tb tens uma. bjos.
    Carina, é muito bom recordar e lembrar os sabores.
    Rose, esse creme vai além fronteiras.
    Canela, eu coloco d
    gemas quando quero fazer deste creme um recheio de bolo, deixo-o um pouco mais expesso e fica uma delícia.
    É Nayara, amora e carinho são na verdade o verdadeiro remédio.
    Fla, obg, que bom que trouxe boas lembranças.

    ResponderEliminar
  24. Agora regressei por monentos á minha infancia. A minha mãe tambem me fazia este creme, mais curioso é que a minha filha nunca gostou de papas de compra - cerelac ou nestun - mas o creme de maizena eu fazia e ela adorava e ainda come!
    Beijinhos linda

    ResponderEliminar
  25. deliciosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    nada mais posso dizer...............

    beijinhos a miguinha

    ResponderEliminar
  26. PAPA MAIZENA!!!!!!!
    Adoroooooooo!
    Quando não tinha aulas e o almoço que a minha mãe me deixava não me xeirava era disto que eu papava...
    que saudades.

    ResponderEliminar
  27. Kindim agora que vi a tua receitinha da papinha fui transportada à minha infância onde a minha mãe também a fazia para nós comer.

    Já não como à tantos anos que fiquei com vontade de a fazer.

    Obrigada pela lembrança

    Beijinhos da amiga

    ResponderEliminar
  28. quem me dera ter visto isto antes... eu que ando doentinha à 3 semanas... com uma gripe, e depois uma constipação logo de seguida... mas de qualquer forma fica registada para aqueles dias em que nao nos apetece fazer jantar!!

    beijinhosssssssssssss

    ResponderEliminar
  29. kindin ams que delicia.
    por acaso nunca fiz.
    todas temos as nossas recordaçoes nao e mesmo?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Deu-me uma saudade de creme de Maizena!Ao pesquisar na Net encontrei a receita perfeita no seu Blog.Obrigado!Vou já fazer!Um Bom Ano 2010.

    ResponderEliminar
  31. What's up, this weekend is pleasant in favor of me, for the reason that this moment i am reading this fantastic educational post here at my house.

    Feel free to surf to my weblog kesper.org

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário