segunda-feira, 14 de junho de 2010

Tarte de Coco


Uma tarte super especial para participar no aniversário do blogue de uma menina toda especial, a nossa Belinha gulosa.

Esta tarte trás-me á memória as recordação belíssimas de uma viagem maravilhosa,cheia de novidades,coisas boas, momentos verdadeiramente inesquecíveis.
Já lá vão mais de 10 longos anos, surgiu a possibilidade de uma viagem ao Rio de Janeiro ( um sonho na altura) para acompanhar a minha prima (nascida lá e radicada em Portugal há mais de duas  décadas).
Iríamos com uma outra amiga, e ficaríamos alojadas em casa de parentes. Nada melhor para o trio que se dirijia entusiasticamente para uma viagem inesquecível.

Foi tudo perfeito, foi tudo surpreendente, novo. O Rio de Janeiro é de uma beleza incrível e superou todas as nossas expectativas (apesar de tudo o que se ouve, correu tudo lindamente sem precalços).
Entre várias visitas a familiares nossos e alguns amigos da minha prima, fomos surpreendidas por esta tarte maravilhosa. Adorámos, trouxemos a receita, fizemos na volta a Portugal e...perdemos a receita.
Adaptei da melhor forma, que lembrava mas nunca foi a mesma coisa.

Este ano, na minha viagem a Belo Horizonte e em conversa com uma das minhas cunhadas ela entregou-me um livro de receitas bem velhinho que tinha e que, segundo ela, tinha receitas maravilhosas de.

Para meu grande espanto, acabo por descobrir a receita perdida e claro está não mais a deixei. A minha cunhada fez o favor de me dar o livro que trouxe comigo e guardo com muito carinho.
A melhor forma de participar no desafio da minha querida amiga Belinha era fazer esta tarte.
Este fim de semana houve churrasco cá por casa e para a sobremesa esta tarte deliciosa.

Feliz aniversário do Blogue amiga.

Ingredientes:

Massa:
2 chávenas chá de farinha de trigo; 1 colher sopa de fermento em pó; 1/2 chávena chá de açúcar; 2 colheres de sopa manteiga (usei margarina); 3 gemas; 2 colheres de sopa leite (coloquei 1/2 chávena chá leite magro).

Creme:
3 gemas; 6 colheres de sopa de açúcar; 3 colheres de sopa de farinha trigo; 3 chávenas chá leite; 1 pitada de sal.

Cobertura:
1 coco (usei 200 gr. coco ralado); 1 lata de leite condensado.


Preparação:

Massa:

Bimby:
Coloque no copo a farinha e o fermento e pulverize para peneirar. Retire e reserve.
Coloque no copo o açúcar, as gemas e a manteiga e programe 5 min., temp. 70º, vel. 4. Junte o leite e mexa por 10 seg., vel. 4.
Por fim junte a farinha com o fermente e misture por cerca de 20 seg. vel. 6 ajudando com a espátula.
Deite a massa e alise num pirex grande rectangular (eu fiz numa forma de fundo amovível).

Tradicionalmente:
Junte a farinha, o fermento, a manteiga, o leite e as gemas. Misture tudo muito bem e alise em um pirex retangular grande.

Creme:

Bimby:
Coloque todos os ingredientes no copo e programe 8 min., temp. 90º e vel. 4.


Tradicionalmente:
Junte todos os ingredientes num tacho e leve ao lume até engrossar, mexendo sempre sem parar.

Quando pronto, deite este creme por cima da primeira massa. Reserve.

Cobertura e montagem:

Destribua o coco ralado sobre o creme. Regue por fim o coco com o leite condensado e leve ao forno  a 180º até ficar dourado. Sirva frio.




Fonte da receita: Livro Araxá põe a mesa
Publicado pela Secretaria Municipal de Turismo e Meio ambiente de -Araxá, de forma a difundir a cozinha Mineira com influências familiares de pessoas de todas as nacionalidade radicadas em mina Gerais.

11 comentários:

  1. Elisabete ficou mesmo uma beleza a sua torta!
    Eu ainda não conhecia esta receita, mas imagino que seja muito boa. Eu adoro côco!
    Fico feliz de saber que correu tudo bem em suas viagens.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  2. Humm achei essa torta uma delícia!!bjs
    Já anotei.
    Maura

    ResponderEliminar
  3. Moranguita, obrigada. Foi uma bela viagem mesmo. Beijinhos
    Claudia, muito obrigada pelo carinho. Fica maravilhosa essa torta, se fôr com cco freco então nem te digo como fica, mas eu fico compreguiça de partir o coco. Beijinhos
    Maura, obrigada. Se fizer não se vai arrepender. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É tão recordar as coisas boas que passamos e nos marcaram!!!!
    E este bolinho está fantástico e delicioso amiga!!!!!!

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  5. Um bolinho fantástico e muito saboroso, mais especial ainda quando nos trás boas memórias.

    Beijinhos doces:))))

    ResponderEliminar
  6. Essa torta deve ficar um escândalo de boa hein?
    Adorei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Carina, sem dúvida, quando as recordações são boas, vale a pena. obrigada.
    Nina, obrigada querida. Beijinhos
    Fla, é maravilhosa, adoro, adoro.
    Argas, obrigada miga. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Recordar, faz muito bem e viajar eu adoro.
    Não conhecia esta receita, mas como adoro coco, para mim está excelente.
    bjsss

    ResponderEliminar
  9. Imagino as recordações que deves guardar dessa viagem: inesquecível!
    Tal como imagino que seja esta tarte deliciosa.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário