domingo, 16 de setembro de 2012

Empada de frango e repolho

 
Ontem foi dia de Bimbar os lanches da princesa cá de casa e para aproveitar o forno ligado, uma refeição ligeira, bem rápida de preparar e uma delícia.
 
Ingredientes:
 
Massa: 30 gr, água; 10 gr. azeite; 30 gr. vinho branco; 30 gr. margarina; 1/2 c. chá sal; 1/2 pacote fermento padeiro seco; 1 ovo; 300 gr. farinha.
 
Recheio: 50 gr. manteiga; algumas folhas de repolho (a gosto) cortado fino; 300 gr. peito de frango cortado em cubos pequenos; sal e pimenta q.b; 300 gr. leite; 30 gr. farinha; 1 c, chá mostarda; 100 gr. natas; 20 gr. estragão; 200 gr. queijo mazzarella ralado grosso;1 gema de ovo para pincelar.
 
Preparação:
 
Massa: Coloque no copo todos os ingredientes menos o ovo e a farinha e programe 1,30, temp. 37º e vel. 2, Junte o ovo e a farinha e programe 2 min. vel.espiga.
 
Reserve e deixe fermentar por meia hora.
 
Recheio: Coloque no copo a manteiga e o repolho e refogue por 5 min, 100º, vel. colher inversa. Coloque o frango, tempere com sal e pimenta e programe 10 min., temp. 100º, vel. colher inversa.
Retire e reserve.
Sem lavar o copo coloque o leite, a farinha, a mostarda, os temperos e programe 6 min., temp. 90º, vel. 4.
 
Pré-aqueça o forno a 200º.
 
Quando terminar junte as natas e coloque mais 3 min., temp. 90º, vel. 4. Junte o frango e envolva com a espátula. Deixe arrefecer um pouco.


 
Unte uma forma de tarte e cubra com uma parte da massa, deite o recheio, cubra com queijo mozzarella. Cubra o recheio com a restante massa e termine com as pontas da massa de baixo. Pincele com a gema de ovo e leve ao forno até dourar.


 
A receita foi adaptada da "Empada de frango" do livro as 150 melhores receitas. Mudei a massa usada e em vez de alho francês usei repolho.
 
Fica uma delícia e é um recheio alternativo apra empadinhas pequenas também.

1 comentário:

Deixe o seu comentário