terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Cupreis em versão rainha



















Este cantinho tem andado um pouco abandonado, a última publicação data de Fevereiro de 2013. Foram muitos os acontecimentos dos últimos anos que fizeram com que ficasse parado. Perda do emprego de sempre, adaptação à nova vida (que não se revelou fácil), pelo meio uma depressão complicada a ser tratada e tudo foi ficando em stand by. A luta tem sido grande, a busca por um novo caminho incessante, mas a luz ao fundo do túnel aparece sempre quando se busca muito.
O meu caminho profissional segue agora firmemente pelos caminhos da Pastelaria e do Cake desing (uma paixão grande), devagar mas com muita força.
Neste canto quero continuar a partilhar o que por casa se vai comendo, fazendo e vivendo.
E porque ontem foi dia de Reis, fizemos novamente estes cupreis magníficos, receita da revista Bimby MP.
Espero que gostem, eu adorei...



Ingredientes:

450 gr. farinha T55; 70 gr. açucar; cascas de 1 laranja (parte amarela); casca de 1 limão (parte amarela); 130 gr. leite; 70 gr. manteiga; 3 gemas ovo; 25 gr. fermento padeiro fresco(usei 1 carteira fermento seco); 20 gr. sumo laranja; 40 gr. vinho porto; 1pitada se sal; 350gr. fruta cristalizada (coloquei apenas frutos secos); 1 gema ovo batida p/ pincelar.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Bimby:
Coloque um recipiente sobre a tampa da bimby, pese a farinha e reserve.
Coloque no copo o açucar, a casca de laranja e a de limão e pulverize 15 seg., vel.9. Adicione o leite e a manteiga e programe 30 seg., temp. 37º, vel. 6. De seguida 30 seg., vel. 9.
Adicione as gemas, o fermento, o sumo de laranja e o vinho do Porto e envolva 5 seg., vel. 3. De seguida programe 1 min., vel. 3 e adicione a farinha lentamente através do bocal da tampa.
Adicione o sal e amasse 3 min., vel. espiga. Verifique se forma uma bola que não fique agarrada ás paredes do copo. Se não fôr o caso polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar uns segundos na mesma velocidade.
Deixe levedar a massa dentro do copo até esta levantar o copo de medida. Assim que aconteça, pressione a massa com as mãos para que a massa baixe e amasse mais 1 min., vel. espiga.
Coloque um recipiente sobre a tampa e pese 250 gr. fruta e reserve.
Programe então 30 seg., vel. espiga e adicione a fruta reservada pelo bucal.

Tradicionalmente:
Num pouco de leite morno dissolva o fermento. 
Num recipiente coloque a farinha abrindo um buraco no meio, junte todos os ingredientes e o fermento dissolvido. Junte a raspa de laranja e limão e amasse bem até obter uma massa homogénea.
Deixe fermentar até dobrar de volume (cerca de 3 a 4 horas). Junte então as frutas cristalizadas e os frutos secos (Guarde alguns para decorar).



Divida em 20 porções (+/- 50 gr. cada). Forme pequenas bolas e coloque-as em formas de queques forradas com formas de papel.
Pincele com gema de ovo e decore com a restante fruta. Se gostar coloque um pouco de açucar humidificado para decorar.
Deixe levedar novamente até dobrar de volume e de seguida leve-os ao forno por cerca de 25 min, ou até ficarem dourados.

Decorei com açucar em pó (Na bimby pulverize por 15 seg, na vel. 9).




Uma delícia que compôs a mesa de Reis cá por casa.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário