segunda-feira, 3 de março de 2014

Ervilhas com ovos escalfados - Confort food






























Esta receita andava perdida pelo blogue, Já foi feita há uns aninhos mas acabou por ficar esquecida. Como vale a pena a publicação de tão tradicional prato, cá está ela.

Não pensaria quando comprei a minha ajudante de cozinha Bimby, que este seria um dos pratos que mais me iria surpreender. Sabia que seria possível fazer algumas delícias que são complicadas de confeccionar para o mais comum dos mortais, mas não pensei que uma receita tão simples como esta, comidinha da mamã, ficasse melhor ainda, confeccionada na Bimby.

O marido não aprecia ervilhas, a pequena já aprendeu a comer e até gosta, mas este prato seria impensável para uma refeição cá em casa.
Não surgiria uma oportunidade melhor do que a visita de uma amiga e da filha, para testar esta receitinha maravilhosa, perfeitamente enquadrada na Confort Food.

Ingredientes:
6 ovos; 120 gr. cebola; 1 dente de alho; 150 gr. tomate; 50 gr. azeite; 200 gr. chouriço cortado em rodelas; 1000 gr. ervilhas congeladas; 1 caldo de legumes (opcional); 150gr. vinho branco; 100 gr. água; sal e coentros q.b.

Preparação:

Bimby:
Forre o copo de medida com película aderente (própria para altas temperaturas), deite uma pinga de azeite, abra um ovo dentro do copo e feche, formando um saco, coloque na varoma. Repita a operação para os 6 ovos. Reserve.
Coloque no copo a cebola, o alho, o tomate e o azeite e pique 5 seg., vel. 5.Refogue por 5 min., temp. Varoma, vel. 1.
Triture por 15 seg., vel. 7, para que o molho fique homogéneo.
Adicione o chouriço e programe 3 min., temp. Varoma, vel. 1. 
Adicione as ervilhas, o caldo, o vinho, a água, a varoma com os ovos e programe 15 min., temp. Varoma e vel. colher inversa.
Rectifique os temperos e verifique se os ovos estão escalfados, se necessário programe mais alguns minutos à mesma temperatura e velocidade. 

Tradicionalmente:
Comece por picar a cebola e alho e o tomate. Coloque num tacho a cebola e o alho, o azeite e refogue até dourar. Junte o tomate e deixe amolecer. Triture tudo de forma a conseguir um molho homogéneo.
Junte o chouriço, envolva e refogue por mais alguns minutos até soltar os sabores.
Junte o vinho e deixe ferver um pouco para evaporar. 
Junte as ervilhas, a água (se necessário acrescente mais um pouco) e o caldo e deixe ficar por cerca de 20 min (ou até estar cozido a seu gosto). Nos últimos 10 min. Junte os ovos um a um de forma a escalfarem.
Rectifique temperos e verifique se os ovos estão prontos.

Montagem: Coloque as ervilhas numa travessa funda, junte os ovos e salpique com os coentros picados.


Comida de conforto, ideal para os dias frios deste Inverno...e deixe as lembranças soltas...

4 comentários:

  1. Uma das minhas comidas preferidas
    Já almoçava novamente
    bj

    ResponderEliminar
  2. Adoro, que aspecto maravilhoso!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Como nao sou fã de ervilhas, adoro substitui-las com lentilhas, adoro.

    Beijos

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário