sábado, 17 de janeiro de 2009

Pão de Queijo Mineiro

Ingredientes:

200ml de leite, 200ml de água, 100g de manteiga, 500g de polvilho azedo,1 colher (sopa) rasa de sal, 4 ovos médios ligeiramente batidos, 250g de queijo Grana-Padano.


Preparação:

Coloque numa panela o leite, a água, o sal, a manteiga e, leve ao fogo até começar a ferver.

Coloque o polvilho num recipiente grande e fundo
Em seguida, escalde o polvilho com a mistura fervente e deixe amornar.

Junte os ovos, um a um, amassando tudo muito bem.
Por último, acrescente o queijo ralado e misture bem (fica uma massa grudenta). Leve a massa ao frigorífico por duas horas.
Depois, enrole os pãezinhos (ir passando um pouco de óleo nas mãos p/ não grudar).
Unte um tabuleiro com manteiga e coloque os pãezinhos, asse em forno pré-aquecido à 180ºC até que estejam bem dourados.Sirva quente.

Dica:

Eu costumo enrolá-los em bolinhas e colocar num tabuleiro para congelar, depois coloco em saquinhos de congelação e guardo no congelador. Qdo quero, unto um tabuleiro com manteiga e coloco os pãezinhos congelados, levando-os ao forno pré-aquecido.

1 comentário:

  1. Elisabete,
    O pão de queijo mineiro não leva água e muito menos vai ao frigorifico para enrrolar ele depois. No lugar da água vc coloca e leite, vc colaca 2 ovos na massa e misture bem e acrescente o queijo, se vc sentir a massa muito dura quebre mais um ovo, ficou um pouco grudenta, não tem problema vc unta sua mão com um pouco de oléo e vai enrrolando, depois que vc enrolou todos os pães de queijo, é que vc coloca no frigorifico.
    Aprendi com vovó acim.

    Bjos

    Renata

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário