domingo, 22 de fevereiro de 2009

Francesinha á moda do Porto

Em tempos, a convite de uma das empresas de Cruzeiros no Douro, viajei até ao Porto com alguns amigos. Lá encotrámos um colega do Turismo, que nos levou a comer uma Francesinha. Não lembro o Restaurante, sei apenas que nos foi dito ser um dos mais famosos na confecção da Francesinha.
A curiosidade sobre a iguaria foi sanada e correspondeu completamente ás expectativas criadas por tanta fama.
Rendi-me por completo aos sabores e ardores (picante) da iguaria mais tradicional da cidade do Porto, sempre bem acompanhada de uma bela cerveja para acalmar o calor do molho.
Fooi por isso uma felicidade descobrir que poderia confeccionar em casa a dita (claro que sem a magia no Norte), mas concerteza com carinho e vontade tudo se faz. E aqui temos então a receita da Francesinha, colocada nos Petiscos pela amiga da Trofa BOMBOKITA.


Ingredientes:
2 fatias pao de forma quadrado; queijo fatiado q.b; fiambre q.b; 1 salchichas fresca; 1 linguiça; 1 bifes de vaca; molho de francesinha pronto (eu usei paladin) piripiri e cerveja a gosto; 1 ovo.

Preparação:

Ligue o forno a 180º.
Na tosteira colocar uma fatia de pão, seguido do fiambre e queijo. Grelhar o bife numa frigideira antiaderente só com um fio de azeite, grelhar as salchichas frescas e a linguiça na mesma frigideira, colocando em cima do pãojá com queijo e fiambre. Cobre-se novamente com fiambre e queijo, coloca-se a "tampa" (a outra fatia de pão), prensa-se bem para não soltar. Coloque mais uma fatia de queijo por cima, coloque no prrato de segvir e leve ao forno enquanto prepara o molho.


No frigideira onde grelhou a carne, coloque um pouco de molho pronto, junte-lhe piripiri e cerveja a gosto. Deixe ferver bem e se achar que está muito liquído, dissolva um acolher chá farinha maizena e junte ao molho de forma q ganhe a consistência desejada.
Entretanto estrele o ovo.
Quando o molho estiver pronto, retire a francesinha do forno, regue com o molho e coloque o ovo.

Acompanhe com batata frita.
Receita BOMBOKITA - Petiscos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário