terça-feira, 3 de março de 2009

Empadão de carne c/ esparguete


Quando faço esta prato maravilhoso, ainda me lembro do cheiro que emanava da cozinha da minha mãe, sempre q o confeccionava, normalmente com carnes que sobravam do último Cozido á Portuguesa, feito lá em casa.
Faço muitas vezes poré, com algumas alterações.
O creme que cobre o empadão a minha mãe fazia com um creme de farinha maizena com duas gemas e eu adoro, mas temos q agradar os gostos de todos cá em casa e por isso eu coloco Bechamel
Ingredientes:
Carne picada; 1/2 pacote esparguete; queijo mozzarella;1 cebola média; 2 dentes de alho; Azeite q.b; 2 tomates picados ou polpa de tomate; sal; nóz moscada; pimenta preta e oregãos; 1 embalagem de Bechamel (ou bechamel caseiro)
Preparação:
Pique a cebola e o alho, coloque num tacho com um pouco de azeite e deixe alourar. Junte a carne picada e deixe refogar por uns minutos até perder a côr avermelhada. Tempere com um pouco de sal, nós moscada e pimenta preta. Deixa refogar mais um pouco.
Entretanto cozinhe o esparguete al dente em água abundante com sal e um pouco de azeite. Reserve.
Junte o tomate (ou polpa) á carne, envolva e deixa cozinhar. Salpique com oregãos q.b e deixe mais um pouco até a carne estar ao seu gosto.
Unte um pirex c/ manteiga e coloque uma parte do esparguete até cobrir o fundo, coloque a carne e espalhe cobrindo a massa. Disponha o queijo sobre a carne e coloque o restante esparguete a cobrri o queijo.
De seguida, espalhe o Bechamel cobrindo o esparguete na totalidade. Leve ao forno até dourar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário