sábado, 7 de março de 2009

Feijão preto

A primeira vez que provei feijão preto, não terá sido a melhor experiência. Tinham acabado de surgir os Restaurantes rodízio, e foi aí que provei e não gostei do feijão, nunca pensei que teria sido porque já estava frio e o sabor não era realmente o melhor.
Uns anos depois, na casa de uma prima acabadinha de chegar do Brasil provei e apartir daí, é sempre o companheiro inseparável de uma carne grelhada...

Ingredientes:
250 gr fejão preto; 2 linguiças (fininhas); 2 cebolas médias; 4 dentes de alho; banha (ou azeite); 2 ou 3 folhas de louro; sal q.b
Preparação:
Demolhe o feijão de um dia para o outro. Coloque na pressão e junte a linguíça, cubra de água (um pouco acima do feijão) e leve ao lume por cerva de 20/ 25 min.
Deixe sair a pressão, abra e veja se está cozido (se achar necessário volte a colocar na pressão (por mais 5/10 min.), se estiver pronto, deixe-o ficar ao lume (sem a tampa) praa ir fervendo lentamente.
Numa frigideira leve ao lume as cebolas bem picadinhas, os alhos, a banha e o louro, deixe alourar. Enquanto isso pique a linguiça em rodelinhas e junte-as ao refogado, deixe refogar um pouco.
Quando estiver tudo bem envolvido e douradinho junte-lhe umas 2/3 conchas do caldo e de feijão, envolva tudo e deixe cozinhar e reduzir um pouco de forma a espessar (é isto que vai fazer o feijão ficar cremoso)
Quando tiver reduzido e mais espesso junte ao feijão, mexa bem e deixe em lume brando, tempere de sal.
Vá mexendo e quando estiver no ponto que gostamos (com um caldo grossinho) e com um bom tempero, retire do lume e sirva como acompanhamento de uma carne grelhada.

2 comentários:

Deixe o seu comentário