domingo, 1 de agosto de 2010

Fofo de frango


Tem mais de um mês que não venho actualizar o blogue, não coloco receitas nem visito outros blogues.
Continuo a cozinhar, porque preciso e porque me faz bem, relaxa e acalma mas, a vontade de vir colocar fotos e respectivas receitas sumiu por completo, tudo devido a problemas de saúde que me atingiram sabe-se lá porquê, ou talvez porque a correria da vida nos prega partidas ou, talvez porque o meu organismo queria que eu acalmasse e resolveu forçar-me a fazê-lo.
Á cerca de um mês comecei a sentir uma coceira horrível nos pés e mãos, que se estendeu por todo o corpo, aguentei por cerca de 2 semanas, até não suportar mais e recorrer ao médico e posteriormente ao Hospital. Passei um domingo e uma 2ª feira de hospital em hospital para que uma Dermatologista percebesse o que se passava.
Supostamente uma alergia medicamentosa, que me dava coceira e me marcava o corpo todo, com babas imensas que assustavam só de olhar.
Duas semanas com medicação antialérgica, que me derruba com tanto sono e a probição de ingerir alguns alimentos que podem provocar alergias. Sem café, frutas (morangos, kiwis, manga e afins), proibido tomate e ervilhas, nada de chás também, nada de conservas, etc..
Foram umas curtas férias sem sabor a férias. Sem vontade de postar ou comentar o que quer que fosse.
Para além deste incómodo ainda um outro problema a nível do êsofago (penso eu), que estamos a investigar, para saber se é sistema nervoso ou algo mais chato, a ver vamos.
As férias acabam hoje, amanhã volto ao trabalho e a vontade do meu corpo parece voltar também, lentamente, á medida que o organismo se acostuma á medicação.
Esperando ficar e sentir-me bem o mais breve possível, resolvi regressar com uma receita maravilhosa. Feita á muito para aproveitar uns restos de frango e que adorei.
A receita é do Blogue No Soup for you da Gasparzinha, e que se revelou uma belíssima opção para uma refeição perfeita para aproveitamentos. A sugestão da Gasparzinha é para uma entrada ou petiscos, mas aqui em casa serviu mesmo de refeição.



Ingredientes:
Massa: 250gr. farinha; 2 colheres de chá de fermento; 1 colher de café sal fino; 25 gr. manteiga; 50 gr. azeite; 250gr. leite; 2 ovos.
Recheio: 2 latas atum (Fiz com restos de frango); 6 cogumelos frescos (não coloquei, o marido não gosta); 1 cebola; 2 dentes de alho; azeite; 90 gr polpa tomate; oregãos q.b; sal e pimenta.

Preparação:

Bimby
Pré-aqueça o forno a 180º.
Comece por picar o frango, 10 seg, vel. 4 (se necessário pique durante mais alguns segundos, até ficar como que desfiado grosso). Reserve.
Lave o copo e coloque todos os ingredientes da massa e bata 1 min., vel. 3. Fica uma massa líquida. Reserve.
Deite no copo a cebola, o alho, a polpa de tomate e os oregãos e triture 30 seg., vel. 6.
Junte o azeite e refogue por 6 min., temp. 100º, vel. 2.
Adicione o frango picado, tempere com sal se necessário ( usei frango de sobras e por essa razão não coloquei muito) e pimenta e programe 5 min., temp. 100º, vel. colher inversa.
Unte formas de queques (eu usei uma forma grande de silicone, pelo que só a passei por água). Deite metade da massa, distribua então o recheio e por fim cubra com a restante massa.
Leve ao forno pré-aquecido até que fique dourado e cozido.

Tradicionalmente:

Pré aqueça o forno a 180º.
Comece por desfiar (ou picar) o frango, reserve.
Misture todos os ingredientes da massa e bata com a varinha mágica ou no liquidificador. Fica uma massa líquida. Reserve.
Pique a cebola, os alhos e leve a refogar com o azeite. Junte a polpa de tomate e os oregãos e deixe cozinhar mais um pouco.
Adicione o frango, tempere com sal (usei frango de sobras e por isso não coloquei muito) e pimenta e deixe cozinhar por mais cerca de 5 min. em lume brando.
Unte formas de queques (eu usei uma forma grande de silicone, pelo que só a passei por água). Deite metade da massa, distribua então o recheio e por fim cubra com a restante massa.
Leve ao forno pré-aquecido até que fique dourado e cozido.
Servi com uma salada de alface, tomate, queijo feta e nozes temperada com azeite e vinagre balsâmico.

Este fofo fez da nossa refeição um momento maravilhoso de puro sabor. Simples mais simples não há.

25 comentários:

  1. Que maravilha ficou esse bolinho fofo!!!
    Minha linda, toca a animar ;) Isso vai passar num instante, segue direitinho as indicações médicas ;) Quanto ao esófago, também não há-de ser nada, pode ser que também esteja relacionado com o medicamento que tomavas. Já me aconteceu uma coisa do género.
    As melhoras muito rápidas!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  2. Oh minha querida,espero que começes a recuperar aos poucos, realmente a saúde é o bem mais precioso, vais ver tudo vai melhorar.
    As melhoras do fundo do coração.

    Este fofo é uma delicia eu costumo fazer na versão queques.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Este fofo ficou mesmo lindo!!!
    Bjs e as melhoras....

    ResponderEliminar
  4. Elisabete espero que te recuperes o mais rapidamente possível.
    Eu tb vivo as voltas com pomadas para alergias. É muito desagradável mesmo.
    Se Deus quiser, foi só uma fase chata e logo tudo vai melhorar.
    Já fiz esta receita da Gasparzinha e fica, realmente, muito saborosa.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  5. Minha Querida,
    Lamento muito que tenhas passado as férias assim doente :((

    Eu sei tão bem do que falas pois eu tenho problemas de alergias por falta da imunidade que tenho e é horrivel andar a tomar essa medicação...comigo é por causa de pó, e principalmente animais com pêlo e penas...

    Uma simples festa pode originar um ttt de 3 meses e ás vezes as pessoas nem entendem isso que ainda nos custa mais.

    Desejo muito que melhores rápidamente e do esófago também. Temos que ser fortes para ultrapassar estas dificuldades...

    A saúde é o Dom mais precioso que temos e tu precisas bem dela para poderes criar a tua princesinha.


    Quanto ao bolo, parece ser bom mesmo...eu ando com problemas que não consigo comer mesmo nada, agora voltou a fase de me engasgar com tudinho e só consigo comer tudo muito desfeito ou esmagado ou liquido :(((já não há paciência...tantas dificuldades para uns...enfim!

    Muitos Beijinhos e Bom regresso ao trabalho!

    ResponderEliminar
  6. oh amiga...não fazia ideia..:( as melhoras, que sem saúde, não somos nada! O fofo está lindo...bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Espero que já se sinta melhor. As altas temperaturas também não ajudam nada, porque aumentam o incómodo nessas situações. O seu fofo de frango está com excelente aspecto. Votos de melhoras. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Elisabete, vim agradecer a visita e também me interar das novidades, já que também andei afastada por problemas de saúde!
    Realmente, essas reações alérgicas, são chatas e causam grande desconforto. Mas logo logo você se recupera inteiramente.
    Adorei esse bolo fofo de frango, ficou linda a foto e creio que deva estar delicioso.
    Bjuss e ótima semana!

    ResponderEliminar
  9. M. Muito obrigada. Concerteza vai melhorar, tem que melhorar até porque concerteza será passageiro. Beijinhos
    Abelhinha, obrigada. Até ando com saudades de visitar os blogues todos, mas já me sinto um pouco + inérgica e logo me actualizo.
    Borboleta, obrigada. Beijinhos
    Claudia, muito obrigada. passará em breve concerteza. Também adorei, é muito bom mesmo. Beijinhos
    Amiga MJM, este pequeno precalço perto do que tu vives diariamente não é nada e, até me sinto envergonhada por me sentir tão desanimada com tão pocua coisa. Mas somos assim. Espero que um dia, essas tuas maselas aliviem e tu possas saborear uma bela comida com muito gosto. Muitos beijinhos
    Argas, obrigada. Eu também não tinha dito nada linda. Mas por favor não se apoquentem que isto é balelas ihihihih. Beijinhos
    Fa, obrigada. Também concordo, o calor n ajuda muito, mas como gosto do verão lá vou caminhando eheheheheh. Beijinhos
    Rachel, estamos gémeas então em problemas né, ficamos desanimadas mas temos que nos manter de pé. Espero que também vc anime e volte com toda a força. As melhoras. Beijinhos

    Minhas queridas, agradeço do fundo do coração todo o carinho e as vossas palavras, só por isto já me sinto bem mais disposta a tudo. Um abraço do tamanho do mundo para todas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Espero que agora já esteja melhor. Alergia é um problemão né e incomoda bastante.
    A receita parece deliciosa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. ola linda. espero que tudo corra pelo melhor. vais ver que isso tudo é só rescaldo da alergia, cansaço...tudo junto acaba por nos deitar abaixo. tudo vai correr bem.
    força.
    o bolo ficou 5***

    obrigado pela partilha!
    bjs

    ResponderEliminar
  12. oh miga que azar mesmo... pensava que isso da coceira tivesse passado logo com a medicação... mas ainda bem que tas melhor, fico feliz... qunto à receita já pouco há a dizer... é receita da gasparzinha e feita por ti nao podia ser melhor... beijinhos de muitas saudades

    ResponderEliminar
  13. Minha querida, espero que essas mazelas se curem depressa e recuperes a saúde!

    Cá em casa estes fofos tb acabam muitas vezes por ser refeição. Fico contente que tenhas gostado.

    Beijinho grande, grande!
    :)

    ResponderEliminar
  14. Que bom ler umas palavrinhas tuas!Q
    Desejo do fundo do coracao que recuperes rapidinho,e que tenha sido somente uma fase menos boa e desagradavel para ti e pros teus amores...
    Vais ficar bem , faz a medicacao certinha.
    Todos nos temos fases de menos disposicao...olha ando assim...sem tempo algum e alem disso sem vontade de escrever o que quer que seja :((
    Beijinhos doces à Pipoquinha linda:))
    Em relacao a esta tua receita...huummmmm que boa qua parece ser!!!
    Beijinhos amiga e as melhoras!
    Tina

    ResponderEliminar
  15. Ai que fôfo tão fofinho.
    Ai que salada tão apetitosa!
    Voltaste muito saudável :)
    Espero que a alergia vá e não volte mais!
    Que horror! E teres de tomar medicação e tudo, pobrezinha :(
    Beijinhos de animo.

    ResponderEliminar
  16. Que delicia de receita, achei interessante poder substituir o recheio fazendo aproveitamento sobras, vou levar a receita. Quanto a sua saúde, desjo uma excelente recuperação e vou te apresentar em minhas orações e se Deus quiser não vai ser nada sério com o seu esôfago. Beijinhos e uma ótima semana.

    PS: Também estive muito ausente, mais foi e esta sendo muito trabalho.

    ResponderEliminar
  17. Elizabete, desejo k melhores rápido querida, realmente férias doente não sabem..
    O fofo está com um super aspecto...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. linda que chatice
    espero que agora ja estejas melhor e vais ver qiue isso do esofago nao e nada
    esta receita esta com um aspecto excelente
    beijinho e as melhoras

    ResponderEliminar
  19. Fla, espero que logo, logo isto passe de vez, obrigada. Beijinhos
    Luciana, obrigada. Espero que assim seja, é também a ideia da Médica, o sistema nervoso prega-nos muitas partidas. Beijinhos
    Marinex, eu também pensei que assim seria, mas vai passar. obrigada querida.
    Gasparzinha, eu sou uma super fã dos teus cozinhados. Obrigada. Beijinhos
    Tina, deve ser do calor, temos que arranjar alguma desculpa não é. Um beijão grande, do tamanho do mundo.
    Rute, esta alergia continua airritar-me porque tive que me privar de muita coisa saudável mas que provoca alergias e não devo comer. Mas vou venc~e-la e depois vingo.me num tomatinho com sal. Beijinhos linda.
    Suelly, faz a base e recheia a teu gosto, fica bom concerteza. Que bom que tens muito trabalho. Beijinhos
    Xana, obrigada. Nas férias de inverno compenso. Beijocas.
    Moranguita, obrigada. Espero que seja passageiro. Beijinhos

    Agradecida pelo carinho de todas.

    ResponderEliminar
  20. Maldita alergia que até te impediu de ir à tertúlia de Lisboa :) Espero que isso passe depressa e ponhas esta fase má pra trás das costas! Fofos de atum sei que é óptimo e com frango não deve ficar atrás ;)

    ResponderEliminar
  21. Podes crer, foi mesmo nesse dia que não aguentei mais e tive que ir ao Hospital, infelizmente. Queria muito ter-te conhecido pessoalmente, mas concerteza não faltaram oportunidades. Isto da alergia está terrível, provavelmente a dematologista falhou no diagnóstico porque assimq parei com os anti-histamínicos voltou tudo, está bem difícil, ando a tentar animar-me mas fica difícil a coçar-me a toda a hora. Este calor tb. não ajuda.
    Também adorei este fofo, é óptimo inclusivé para um lanche para visitas inesperadas já que é bem rápido. Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. OH MINHA KIDA KINDIN PENSEI K TIVESSES MELHOR.....HA-DE PASSAR SE DEUS KISER...FORÇA!
    Esse fofo é muito bom!
    BEIJINHOS E MUITOS BEIJINHOSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!, AH, E MAIS BEIJINHOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!

    ResponderEliminar
  23. rápidas melhoras.

    que bela receita, ficou com muito bom aspecto.

    acho que somos vizinhas,moro bem perto da charneca, custumo ir lá á praça.

    ResponderEliminar
  24. Che buono!!!!;-)
    Bravissima tanti baci:-*

    ResponderEliminar
  25. Espero que, entretanto, já te encontres bem melhor...

    Lê, e assina:
    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N3114

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário