domingo, 10 de fevereiro de 2013

Mais um Pão de Leite


Cá por casa os pães de leite são frequentes, fazem parte do lanche diário da princesa e são sempre bons. Desta vez fui em busca de uma receita diferente mas na falta de alguns ingredientes lá se usaram outros e saíram maravilhosos.

A receita veio daqui, do blogue da nossa Susana Gomes. As alterações seguem na receita:



Ingredientes:

400 gr. farinha sem fermento; 100 gr. farinhad e centeio; 250 g leite; 80 g de manteiga; 80 g de açúcar; 15 g de fermento fresco de padeiro ou ½ saqueta de fermento seco; Uma pitada de sal; leite q.b para pincelar

Preparação:

Bimby:


Coloque todos os ingredientes no copo, excepto as farinhas, e programe 2 min, temp 37º, vel 1.

Adicione as farinhas e programe 10 seg, vel 6 e depois mais 3 min, vel espiga.
Coloque num recipiente dentro do microondas ou deixe tapado em local quente e deixe que fermente até dobrar de tamanho.

Tradicionalmente:

Aqueça ligeiramente o leite e dissolva o fermento e a manteiga derretida. Coloque numa bancada as farinhas, o açúcar e o sal e no meio coloque os líquidos. Amasse muito bem durante uns minutos, até que a massa ganhe mais ar e elasticidade e se solte da bancada.
Forme uma bola, coloque num recipiente e coloque no microondas ou deixe tapado em local quente e deixe até dobrar de tamanho.


Aqueça o forno a 200 º com o tabuleiro do forno vazio dentro. 
Faça bolas de cerca 60 º e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. De novo deixe levedar até dobrar de tamanho.
Antes de colocar no forno pincele com leite. Deite água no tabuleiro que deixou no forno de forma a criar um ambiente morno e coloque os pães, deixando até ficarem dourados.

Retire e deixe arrefecer numa rede.



Sirva com um delicioso Lemon curd ou manteiga e delicie-se.

A princesa adorou.


4 comentários:

  1. Estava mesmo agora a olhar para a minha receita e pensar que devia ir fazer, gosto tanto e não faço a algum tempo... os teus ficaram maravilhosos como tudo o que fazes! beijinhosssss

    ResponderEliminar
  2. Ficaram tão lindos, apetece mesmo ``roubar`` um.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. São recorrentes cá por casa, Vou mudando as farinhas mas sempre com base nesta receita. Ela leva para os lanchinhos e adora.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário