domingo, 4 de abril de 2010

Folar de Páscoa


Este foi mais uma receitinha da Páscoa, para oferecer á minha mãe e á minha cunhada e também um aqui para casa.
A receita veio do Forum Bimby, a receita dos folares foi postada pela Isabelocas e a receita do recheio foi postada pela Isi.
Ficou uma mistura deliciosa. O folar fica super fofo e muito saboroso, eu não coloquei mas acredito que a Erva-doce faria toda a diferença, mas como a mãe não gosta, não coloquei.

Ingredientes:

Folares:
25 gr de fermento de padeiro(o equivalente a um cubo); 1,5 dl leite; 500gr de farinha; 80 gr de açucar; 100gr de manteiga; 1 0vo; 1 colher de café de erva doce (não coloquei porque a minha mãe não aprecia); 1 colher de chá de canela em pó; 1 pitada de sal; 1 tampa de licor beirão; 4 ovos cozidos (não coloquei, optei por um recheio de avelã); 1 ovo para pincelar

Recheio:
150 ml Leite; 150 gramas de Açucar; 1 Pacotinho de Açucar Baunilhado; 1/2 colher de chá de Canela; 300 gramas de avelãs reservadas; 1 clara de ovo (usei a clara do ovo que ficou para pincelar os folares), 1 c. sopa de rum (usei Licor Beirão).
Preparação:

Recheio:
Bimby:
Comece por colocar as avelãs dentro do copo e pique por 20 seg. em vel. 7.
Junte os restantes ingredientes (menos a clara) para dentro da Bimby e programe 3 min., temp. 100º, Vel. 2.
Deixar arrefecer esta massa de avelãs e adicione a clara de ovo e a colher de sopa de Licor Beirão e programe 1 min., vel. 3. Reserve.
 
Tradicionalmente:
Triture as avelãs num robot de cozinha. Leve ao lume todos os ingredientes menos a clara de ovo e vá mexendo até formar uma pasta homogénea e firme.
Deixe arrefecer a massa de avelãs e adicione a clara de ovo e a colher de sopa de Licor Beirão e mexa vigorosametne até envolver tudo muito bem. Reserve.


Folares:
Bimby:
Junte o fermento com o leite programe 2 min., Temp. 37º, vel. 2. Junte o resto dos ingredientes e programe 30 seg., vel 4 . Depois mais 3 min., vel. espiga.
Retire do copo coloque no alguidar e deixe descansar por cerca de 30 min.

Tradicionalmente:
Desfaça o fermento e o açucar no leite morno. Vá juntando os restante ingredientes deixando a farinha para o final. Amasse bem e vigorosamente até formar uma massa homogénea e que se solte das paredes do recipiente e deixe descansar por cerca de 30 min.

Para Bimby e tradicionalmente:
Depois faça 4 bolas (eu fiz 3 e ficaram uns folares maiores) e retire um pouco de massa e coloque as bolas no tabuleiro untado com manteiga (usei tapete de silicone) ,disponha um ovo no topo (coloquei o recheio de avelãs) e pincele com o ovo, faça pequenas tiras com a massa e coloque por cima dos ovos cruzando-as e pincele.
Deixe levedar um pouco (eu deixei cerca de 45 min.) e leve a cozer a 190º por cerca de 15 min. e depois reduza para 180º mais 25 min. (eu assei a 180º).


Ficou um folar muito fofinho e saboroso, adorei. Foi dos folares mais fofinhos que já comi. A repetir até fora da época Pasal.

7 comentários:

  1. Amiga, que delícia!
    Uma excelente escolha. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ficou um folar da Páscoa bem fofinho!!!
    Nunca experimentei fazer, estava um pouco receosa mas penso que para o ano não falhe um folar caseiro na nossa mesa de Páscoa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gasparzinha, obrigada, foi realmente uma excelente opção. Ficaram deliciosos. Beijinhos
    Paulinha, experimenta fazer caseirinhos que vais amar. São super fáceis de preparar e ficam deliciosos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro folar, e este ano nem o provei... Tá lindo, com excelente aspecto :)
    beijo

    ResponderEliminar
  5. Xana, obrigada querida. Eu desde que fiz a primeira vez não passo nenhuma páscoa sem o fazer.

    ResponderEliminar
  6. adorei este folar foi o melhor que comi abraços margarida gomes

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário